terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

46º Encontro Interdiocesano de Catequistas

Ora viva:
Conforme o previsto decorreu nos dias 10 e 11 de fevereiro, no Centro Catequético em Fátima, o 46º Encontro Interdiocesano de Catequistas da Zona Centro. Neste encontro  a temática foi a catequese da Adolescência. 
No sábado de manhã, adolescentes das nossas cinco dioceses falaram connosco, disseram do que gostavam, do que esperavam e do que poderiam melhorar na catequese.  À tarde, a Margarida Fonseca Santos partilhou muitas histórias e abordou a vivência social da adolescência. Seguiu-se uma partilha de novas formas de fazer catequese que estão a ocorres nas nossas dioceses. Leiria e Portalegre mantêm os esquemas tradicionais, mas centram a catequese no catequizando. Em Setúbal, em Palhais, o movimento Lifeteen tem captado muitos adolescentes. Em Lisboa o Caminho de Jericó tem animado campos e férias e vivências na catequese. Em Alcanede, Santarém, catequeses a um ritmo semanal intervaladas com diversas atividades e dinâmicas conseguem cativar  e juntar semanalmente cerca de 90 adolescentes de território imenso e disperso.
No Domingo, o Padre António Borges Silva, capelão militar do patriarcado de Lisboa abordou durante o dia, de forma muito interessante, o tema: "Adolescentes Hoje; visão psico-moral e religiosa", cujos apontamentos aqui ficam.
Foi de facto, um excelente momento formativo e informativo, de reflexão e de partilha

Sem comentários: