quarta-feira, 22 de abril de 2015

Adoração Eucarística com Crianças

Ora viva:
No dia 18 de abril de 2015, durante a tarde decorreu em Santarém uma formação para catequistas sobre a adoração eucarística com crianças, seguida de um tempo de adoração com a presença de crianças.
O Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência de Santarém solicitou ao Movimento da Mensagem de Fátima que assumisse a responsabilidade da formação dos catequistas da diocese interessados neste tema. Prontamente o Movimento da Mensagem de Fátima, através da dr.ª Maria Emília Carreira, respondeu positivamente a este apelo do Secretariado Diocesano da Catequese. Assim, na tarde de sábado, do dia 18 de Abril, cerca de meia centena de catequistas e catequistas-coordenadores de muitas das paróquias da nossa diocese estiveram presentes no salão paroquial de S. Nicolau, na cidade de Santarém.
Numa primeira parte a dr.ª Maria Emília fez uma reflexão sobre o significado e a necessidade da adoração eucarística, mais do que um rito, é proporcionar às crianças um verdadeiro encontro com Jesus. Após um intervalo e a concluir esta primeira parte, a dr.ª Maria Emília apresentou o esquema para a adoração. Referiu que previamente era importante a preparação do lugar de acordo com a dimensão e a idade das crianças do grupo. Por exemplo, se o grupo for pequeno não será necessário ir para um grande espaço, pode-se encontrar um “cantinho” mais acolhedor, próximo do sacrário. Além do espaço também o tempo é importante, com os mais pequenos possivelmente cerca de meia hora será suficiente para a adoração, mas se o grupo for de adolescentes certamente que quarenta e cinco minutos ou mais será o tempo adequado. Por outro lado, um grupo que se está a iniciar, começará com menos tempo e aumentará progressivamente. A capela, a igreja ou outro espaço deve estar limpo, com bancos suficientes para todos, os mais pequenos devem ficar à frente, o altar com uma toalha branca, poderá existir um arranjo de flores discreto, prever o número de velas necessárias e as crianças que as levarem poderão vestir uma túnica. Para a adoração com crianças é conveniente que exista um tema, o deste dia era “O pão da Vida”, será a partir deste tema que se escolherá um texto bíblico, os cânticos, a frase bíblica a destacar e se possível transformar em dístico e afixar em local visível.
Por volta das dezassete horas, a formadora encontrou-se com as crianças que frequentam a catequese de S. Nicolau, estiveram presentes à volta de sessenta crianças, estando a maioria a preparar-se para fazer a primeira comunhão. Em vinte minutos, a dr.ª Maria Emília explicou o que estávamos ali a fazer, ensaiou alguns cânticos e distribuiu tarefas pelos catequizandos.
Com a igreja de S. Nicolau apinhada de adultos, às dezassete e trinta, um cortejo de crianças entrou enquanto se cantava, a encerrar a procissão vinham doze crianças com velas e o senhor Padre Francisco Ruivo que trazia o Santíssimo Sacramento. As doze crianças colocaram as velas sobre o altar e foram para o seu lugar, nos primeiros bancos da assembleia. O Padre Francisco colocou também o Santíssimo Sacramento sobre altar e ajoelhou-se em atitude de adoração, a restante assembleia foi convidada a estar na mesma atitude corporal. A orientadora, a dr.ª Maria Emília Carreira, fez uma breve alocação e convidou os presentes a fazer gestos e a cantar “Tão perto de mim, que até o posso tocar, Jesus está aqui”, apontando para o altar. De seguida e já sentados, todos foram convidados a entrar na intimidade de Jesus, repetindo ou cantando só o seu nome “JESUS! JESUS!”. Seguiu-se um momento de silêncio, e de escuta da Palavra de Deus “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre” (João 6, 51). Um dístico “Eu sou o pão vivo que desceu do céu” estava afixado na toalha do altar. A orientadora explicou o significado deste “Pão”, um pão para a nossa alma que dá força à nossa vida espiritual. Após esta explicação convidou os presentes a fazerem silêncio e a falarem com Jesus no seu íntimo, doze crianças prostraram-se diante do altar em atitude de adoração. Apesar de a Igreja estar cheia, adultos e crianças fizeram um profundo silêncio. De seguida, a assembleia rezou a oração que o anjo ensinou aos pastorinhos “Meu Deus eu creio” e entoou emocionada “Jesus, eu amo-te”. A orientadora proferiu pequenas frases que todos repetiam, como “Louvado seja Deus!”, “Louvado seja Jesus!”. O Padre Francisco Ruivo abençoou com o Santíssimo todos os presentes. Já de pé as crianças cantaram “Eu tenho um amigo que me ama”, sem ninguém dar conta tinham passado quarenta minutos! Antes de saírem, os participantes infantis foram convidados a escrever o seu testemunho, ficam aqui alguns: “Gostei muito de estar aqui, foi um momento de paz!”, “Gostei de estar com Jesus, de vir ao Seu encontro”, “Encontrar Jesus e sentir que ele me pode ajudar!”. Os familiares também gostaram muito deste momento e como alguns diziam foi impressionante o silêncio que se ouviu com a Igreja cheia de crianças. Os catequistas também ficaram muito satisfeitos e deram por bem empregue o tempo que estiveram nesta formação, puderam constatar que de uma forma simples é possível criar momentos de oração, de encontro, de intimidade com Jesus Cristo.

Agora fica o desafio, que em cada comunidade haja adoração
eucarística com crianças, em tudo o que Secretariado Diocesano da Catequese e o Movimento da Mensagem de Fátima puderem ajudar, podem contar com o nosso apoio.

Sem comentários: