sábado, 14 de abril de 2012

Dia Diocesano do Adolescente

Ora viva
Conforme agendado decorreu neste sábado, 14 de abril, no Centro Pastoral Diocesano o encontro de preparação par o Dia do Adolescente que irá ter lugar a 5 de maio. Compareceram mais de trinta catequistas, de vinte paróquias da nossa diocese.
Após a oração da manhã, foi apresento um video elaborado pelo SNEC, a propósito do 51º Encontro Nacional de Catequese, o qual pode aceder em http://www.educris.com/v2/tv/catequese/618-kero-um-katequista-assim. O mesmo vídeo foi explorado, estando a apresentação  disponível aqui.
Na segunda parte foi apresentado esquema para o Dia do Adolescente. Assim para este Dia estão convidados todos os adolescentes a partir do 6º ano, o acolhimento terá lugar no convento de S. Francisco, os lanches e os ofertórios poderão ser deixados anteriormente no refeitório do Seminário. Após a oração da manhã, que terá lugar no convento de S. Francisco, inicia-se um peddy paper pela parte histórica da cidade de Santarém. Os adolescentes vão procurar onde está Jesus (parte social, na multidão, nos lugares de culto), o peddy paper termina na Sé com um encontro com o bispo. De tarde haverá animação e a eucaristia. Para que tudo corra bem em termos de logística, o Secretariado da Catequese precisa de saber o número aproximado de adolescentes que cada paróquia trás, o número deverá ser comunicado através de email até dia 28 de abril, sem falta. Os restantes pormenores encontram-se aqui disponíveis aqui bem como o cartaz.
Saudações em Cristo.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Preparação dos Encontros de Adolescentes (5 maio) e de Crianças (16 junho)

Caríssimo Catequista Coordenador Paroquial
Como é sabido vamos ter o Dia Diocesano do Adolescente a 5 de maio e o Encontro das Crianças da 1ª da Comunhão com o Sr D. Manuel a 16 de junho.
O Dia Diocesano do Adolescente será um peddy papper para adolescentes e, para tal, necessitamos de fazer a preparação desse dia.
Por outro lado, para o Encontro das Crianças com o Sr Bispo decorrer bem, necessitam de ser preparadas e distribuídas as várias tarefas.
Assim convidamos:
· os Catequistas Responsáveis Paroquiais e os Catequistas da Adolescência a estarem presentes numa reunião de preparação do encontro a realizar em Santarém, no Seminário, dia 14 de abril das 9,30H às 12,30H.
· os Catequistas Responsáveis Paroquiais e os Catequistas da 1ª Comunhão a estarem presentes numa reunião de preparação do encontro a realizar em Santarém, no Seminário, dia 28 de abril das 9,30H às 12,30H.

Contando desde já com a presença dos catequistas da nossa diocese,
Saudações em Cristo.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ora viva
Nestes dias da grande semana é tempo de reflectir sobre a vinda e a vida do nosso Salvador.
Com esse propósito deixo-vos aqui este belo hino:

Nasceu o Sol da Páscoa gloriosa,
Ressoa pelo céu um canto novo,
Exulta de alegria a terra inteira.


Dos abismos da morte e da tristeza
Sobe o Senhor Jesus à sua glória,
Libertando os antigos Patriarcas.


Sem saber que o sepulcro está vazio,
A guarda, vigilante, testemunha
O poder do Senhor ressuscitado.


Rei imortal, contigo glorifica
Neste dia de glória os que em teu nome
Renasceram das águas do Baptismo.


E desça sobre a Igreja e sobre o mundo,
Como penhor de paz e de esperança,
A luz da tua Páscoa esplendorosa.


Cantemos a Deus Pai e a seu Filho,
Louvemos o Espírito de amor,
Agora e pelos séculos sem fim.


(Liturgia das Horas, 
Hino de Laudes do Tempo Pascal)

Votos de uma Santa Páscoa