sábado, 1 de dezembro de 2012

Dia de Oração de Advento

Ora viva:
Decorreu neste sábado, 1 de dezembro de 2012, em Fátima na Casa de Nª Srª do Carmo  o Dia de Oração de Advento, animado pela irmã Alice, Beneditina Missionária de Tutzing, do mosteiro de S. Bento (Torres Novas). Estiveram presentes cerca de meia centenas de catequistas, oriundos de várias paróquias da nossa diocese.
A Jornada iniciou-se com a oração de Laudes, aós uma breve introdução o grupo foi convidado a fazer a lectio divina, tendo a Irmã Alice fornecido um esquema que de seguida reproduzimos:

Só Eu e Deus
  • Arranja um sítio onde te sintas confortável.
  • Fica primeiro atento a todo e qualquer ruído, assim como o bater do teu coração e a tua respiração. Toma conta de tudo o que te rodeia, para que te possas abstrair disso depois.
  • Coloca-te numa atitude de silêncio e de escuta interior.
  • Invoca o Espírito Santo que te ilumine, te liberte de todas as tuas preocupações e te dê serenidade.
  • Procura sentir Deus dentro de ti, no mais íntimo e mais profundo de ti mesmo.
  • Pensa na grandeza de Deus, na Sua beleza, na Sua bondade. Sente que Deus te ama muito e está a vir ao teu encontro. Ele quer ter contigo um encontro de amor.
  • Predispõe-te a escutá-Lo, hoje, de uma maneira muito especial.
  •  Lê o texto:
    • Lc 12,22-31
  • Relê o texto, pára e repete as palavras ou frases que gostas mais.
  • Volta a ler o texto de uma forma ainda mais lenta. Saboreia as palavras e interroga-te sobre o significado de algumas delas.
  • Tenta recordar alguma passagem bíblica sobre o assunto (ex: outras passagens em a Bíblia que fala sobre a fé. ou sobre o rebanho, ou sobre o corpo, ou Reino)
  • Volta a ler o texto e interroga o Senhor sobre o que ele te quer dizer hoje nesta situação concreta com esta mensagem.
  • Escreve uma oração relacionada com a tua meditação.
  • Assume um compromisso. Pensa em alguma coisa que possas fazer ou atitude a tomar para que progridas no teu relacionamento íntimo com Deus. 
A manhã terminou com um momento de partilha.
Depois de almoço, a Irmã alice convidou o grupo a refletir sobre o Advento e de seguida a estar "Diante de Jesus", presente no sacrário durante cerca de uma hora em silêncio. O Dia concluiu com a oração de vésperas.

Sem comentários: