segunda-feira, 1 de março de 2010

Recolecção e Retiro de Catequistas

Ora viva:
"Acompanhemos, na quaresma, o retiro de Jesus no deserto e procuremos na nossa vida maior recolhimento, fugindo do ruído e da dispersão e encontrando momentos para a reflexão da Palavra de Deus” (Mensagem para Quaresma 2010, Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém).

Dando eco a estas palavras do senhor Bispo, o Secretariado da Catequese promoveu uma Recolecção e um Retiro em Fátima.
A Recolecção ocorreu na Casa de Nossa Senhora do Carmo, no dia 27 de Fevereiro e foi conduzida pelo Diácono Ricardo Pinto. Pelas dez da manhã, e após um breve acolhimento, mais de cinquenta catequistas foram convidados a meditar a Parábola do Regresso do Filho Pródigo, descrita no Evangelho de S. Lucas 15, 11-32, e a olharem para uma composição homónima de Rembrandt, datada de 1669. O Diácono Ricardo ia pedindo ao grupo para compreender e “vestir a pele” daqueles três personagens: o Filho mais novo que pede a sua parte da herança, vai para o mundo e gasta tudo, arrependido volta a casa do Pai. O Filho mais velho que ficou sempre em casa do Pai, mas quando o seu irmão regressa sente ciúmes e inveja. Por fim, o Pai que atendeu o pedido do Filho mais novo e que o recebe de braços abertos sem pedir grandes explicações, que perante as reclamações do Filho mais velho, corrige-o com amor. O silêncio foi pautando o encontro, que culminou com um tempo de Adoração do Santíssimo.
O Retiro teve lugar no Centro Catequético, entre os dias 26 e 28 de Fevereiro, tendo sido orientado por Paulo Campino, director do SDCIA. As quatro noites da salvação foram o tema escolhido e proposto a uma vintena de catequistas. Começando o percurso pela noite da Criação, seguiu-se a noite em que o Senhor se manifestou a Abraão e lhe pediu o sacrifício de Isaac, na terceira noite Deus feriu os primogénitos do Egipto e Moisés conduziu o povo para a Terra Prometida. A quarta noite é aquela em que a Luz vence as Trevas, é a noite da Ressurreição, é a Vigília Pascal.
O Secretariado espera assim ter contribuído para o crescimento espiritual de cada dos participantes.
Saudações em Cristo Ressuscitado.

Sem comentários: