segunda-feira, 29 de junho de 2009

Encerramento do Ano Paulino

Ora viva:
Decorreu em Santarém, no dia 28 de Junho o Encerramento do Ano Paulino e apesar da ameaça da chuva participaram largas centenas de pessoas vindas de toda a diocese. O encontro começou na Sé, cerca das 10h, com uma palavra de acolhimento do Senhor Bispo, pouco depois reza-se a Oração da Manhã; após este momento foi altura de cada paróquia marcar a sua presença, colocando a imagem do respectivo padroeiro num placard. De seguida os participantes integraram os respectivos ateliers espalhados pela cidade. No Ginásio funcionou o atelier animado pelo SDCIA, no qual estiveram presentes mais de 120 Adolescentes. Aí depois de terem visto o filme: Eu Paulo, participaram, pequenos grupos, no Jogo: Quem quer ser Cristão. Este jogo simulando o conhecido, Quem quer ser milionário, ía colocando perguntas sobre a vida de Paulo e a sua teologia. Com o entusiasmo e a agitação próprias da idade, foi com alegria, que vimos como sabiam tantas respostas, uma vez que, a maior parte dos grupos acertou na quase totalidade das perguntas e, podem crer que não eram fáceis. Entretanto o Senhor Bispo tinha chegado ao Ginásio e dirigiu uma palavra de amizade aos adolescentes aí presentes.
Já era quase uma hora, era tempo para ir almoçar.
De tarde, cerca das 15 horas todos convergiram para a Igreja de Santa Clara. Um primeiro momento com um musical, com os ecos dos trabalhos da manhã, com uma apresentação multimédia. E depois a terminar o dia, o senhor Bispo presidiu à celebração da Eucaristia, concelebraram muitos sacerdotes da nossa diocese e o Povo de Deus encheu por completo a Igreja. Durante a Eucaristia, os Adolescentes no momento da Profissão de Fé agitaram fitas coloridas, com a frase "SEI EM QUEM ACREDITO" e de seguida na apresentação dos dons cantaram "Tomai Senhor e recebei...".
Foi de facto um dia memorável, de reflexão, de formação, de convivio e de celebração, tal só foi possível com o empenho de todos.
"A graça e a paz de Deus nosso Pai e de Jesus Cristo nosso Senhor estejam convosco"(Col 1, 3)

Sem comentários: