sábado, 25 de outubro de 2008

Formação Permanente - S. Paulo


Ora viva:
No próximo dia 8 de Novembro irá decorrer em Santarém um dia de Formação Permanente promovido pelo Secretariado Diocesano de Catequese. Este ano o tema será S. Paulo que estará a cargo de Frei Herculano Alves, frade franciscano capuchinho, professor na Universidade Católica do Porto, coordenador da edição da Biblia Sagrada da Difusora Biblica, director da revista "Biblica", orientador de retiros e tempos de reflexão e autor de vários estudos sobre assuntos biblicos. Enfim, um verdadeiro operário da Palavra. Este dia terá o seguinte horário:
9.30h - Acolhimento
10.00h - Oração da Manhã
10.30h - Início dos Trabalhos
13.00h - Almoço
14.30h - Recomeço dos Trabalhos
17.00h - Conclusão e Eucaristia presidida pelo sr. Bispo, D. Manuel Pelino
Este dia está aberto a todos aqueles, catequistas ou não, que neste ano paulino pretenderem aprofundar os seus conhecimentos sobre o Apóstolo dos Gentios. A inscrição são 3€.
Aguardando a vossa comparência, até lá "A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso Espírito, irmãos!" (Gal 6, 18)

domingo, 5 de outubro de 2008

Novo Ano Pastoral

Ora viva:
No dia 4 de Outubro perante a Assembleia Diocesana, o Sr. Bispo, D. Manuel Pelino apresentou as linhas mestras para o próximo triénio dedicado à COMUNIDADE e para o qual a presente carta pastoral é um bom contributo.
Também neste dia foi apresentado publicamente o ícone de S.Paulo que irá percorrer conjuntamente com uma chama vocacional todas as paróquias da nossa diocese. No ícone de S. Paulo destacam-se a espada e os rolos da Palavras, sinais do Apóslo; por cima está Maria com Jesus Menino, o Verbo feito Homem pelo qual o Apóstolo Paulo entregou a vida. Do lado esquerdo, S. Pedro com os rolos da Lei e as chaves, lado direito S. João o "discipulo amadoW so Senhor. Por baixo, alguns episódios marcantes da vida do Apóstolo dos gentios (o martirio de Estrevão, a conversão, o baptismo, a ida para o deserto, a fuga de Damasco, o cativeiro, as viagens, o naufrágio e o martírio). Para mais informações consultar quinzenário diocesano Porta do Sol, de 28 de Setembro de 2008, n.º203.
Tendo em conta estas propostas o Secretariado propõe como objectivos para este ano: Fortalecer a espiritualidade e a participação na vida comunitária e aprofundar o conhecimento dos escritos de S. Paulo.. Esforcemo-nos pois para os concretizar com a certeza que "o Deus da paz estará connosco" (Fil.4,9)